Deixe um comentário

Especialista dá sete dicas para conquistar uma vaga de trainee

Imagem

A temporada de caça aos jovens talentos está aberta e várias empresas estão com inscrições abertas para programas de trainee.

Algumas seleções são extensas e incluem várias fases. As etapas virtuais, por exemplo, chegam a eliminar até 99% dos candidatos.

Apesar das especificidades de cada processo, algumas características que as companhias procuram são universais.

A especialista Manoela Costa, gerente da Page Talent, preparou sete dicas para que os candidatos a trainee tenham sucesso nas seleções. Confira:

1. Currículo é cartão de visita
Para não errar, faça um resumo claro, objetivo, sem ser muito extenso e use sempre uma formatação básica.

É importante ter nome, idade, cidade e Estado, informações de contato atualizadas, formação acadêmica, experiência profissional, idiomas, cursos, intercâmbio e trabalho voluntário.

2. Saiba onde está “pisando”
Nunca vá a uma etapa presencial de um processo seletivo sem antes estar bem informado e pesquisar tudo o que puder a respeito da empresa: missão, visão, valores, ramo de atuação, concorrentes, produtos, posicionamento no mercado, etc.

3. Com que roupa?
Para não errar, dê preferência a roupas sociais e de cores neutras. Evite roupas muito coloridas, justas ou curtas, bem como maquiagem e acessórios que chamem muita atenção: o segredo é ser discreto.

Vale também entender qual o “estilo” da empresa. Se estivermos falando de uma empresa mais formal, como um banco, aposte no tradicional terno e gravata. No caso de uma empresa de construção civil, calça jeans e camisa seria o mais adequado.

4. A 1ª impressão é a que fica
Sua postura e comportamento são fundamentais para uma boa avaliação em qualquer que seja a etapa do processo seletivo. Você nunca sabe com quem vai cruzar no elevador ou na recepção, então seja educado e cordial com todos.

Tenha sempre uma postura profissional e que transmita maturidade e tome cuidado com a linguagem corporal: estar jogado na cadeira ou nitidamente entediado com o processo faz com que você perca pontos na avaliação.

Outro ponto de atenção são os vícios de linguagem e o uso de gírias.

Comprometimento, iniciativa, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, liderança, pró-atividade, energia e maturidade, são alguns dos comportamentos avaliados nos programas de trainee.

5. Segredos para se dar bem na dinâmica
A dinâmica de grupo é uma das fases mais determinantes. Por isso, é importante mostrar-se motivado, ser participativo, trazer suas ideias e opiniões, ser flexível, político e educado.

No momento da apresentação pessoal, organize seu discurso em ordem cronológica. Mantenha uma postura e tom de voz adequados para a ocasião e sempre olhe para as pessoas enquanto estiver falando.

6. Entrevista: mais próximo da linha de chegada
A entrevista final é o seu momento de ficar frente a frente com o futuro gestor.

Nessa etapa, vale também estar munido do maior número de informações possíveis sobre a área em questão. Seus objetivos precisam estar alinhados com o que a empresa está oferecendo.

O maior segredo nessa fase do processo seletivo é não deixar o nervosismo atrapalhar.

7. Como convencer os entrevistadores?
Transmita segurança e propriedade naquilo que diz. Mostre que sabe o que quer e como pode contribuir positivamente com a empresa.

Estruture bem suas respostas e traga exemplos práticos de projetos desenvolvidos e resultados obtidos. Se não tiver experiências, fale sobres situações da sua vida acadêmica e outros projetos.

Mostrar que tem conhecimento de mercado, boa capacidade analítica e visão estratégica, também é sempre bem vindo. Se informe, leia notícias e atualidades da economia e dos setores da indústria que você se interessa mais.

 

Fonte e foto: Uol.com.br

Deixe um comentário